Visitas

<< De volta ao Programa

🌿 II Confluência pela Agroecologia

📅 Sexta-feira, 20 de Junho

Visitas a quintas e projetos inspiradores da região!
3 Rotas pela Agroecologia e 1 Oficina Prática.


🚗 Transporte da responsabilidade dos participantes. Usou-se este ficheiro partilhado de boleias .
🥗 O almoço variou por Rota / Oficina — ver detalhes abaixo.

📦 IMPORTANTE: protetor solar (corpo e cabeça), garrafa de água, bloco de notas e caneta.


🚍 ROTA SUL – 30 participantes

🕘 9h–11h | Quinta THE LANDSCAPE FARM

🔎 Visita guiada com explicação de processos e práticas.
📍 Rua da Quintinha, Comeiras de Baixo, 2000-694 São Vicente do Paúl, Santarém

🕘 11h30–15h | Quinta VIVID FARM

🌱 Visita guiada com explicação de processos e práticas agrícolas demonstrativas da produção responsável de alimentos + degustação de produtos da quinta.
📍 Casal Novo da Manobra, 2000-460 Casével
🍴 Almoço leve incluído com produtos da quinta

🕔 17h–18h30 | Agrofloresta CASA MENDES GONÇALVES

🌳 Visita guiada à agrofloresta, na Quinta dos Álamos, conjuntamente com a Rota Norte.
📍 Zona Industrial, Estr. de Vale Pintos, 2150-267 Golegã


🌻 ROTA NORTE – 25 participantes

🕘 9h–11h | HORTAS DA RAINHA

🌾 Visita de campo com oficina de colheita para o Mercadinho da Confluência.
📍 Carreiro da Areia, 2350-601 Torres Novas

🕚 11h30–16h | HORTO DO AMOR

🧪 Visita à quinta com conversa sobre o movimento hormonal das plantas da germinação até a colheita e a utilização de fertilizantes biológicos e hormonais para máxima produção. 
📍 Rua da Escola 46, 2300-013 Carril (Junceira), Tomar
🍱 Almoço Partilhado — traga o seu para a mesa comum

🕔 17h–18h30 | Agrofloresta CASA MENDES GONÇALVES

🌳 Visita guiada à agrofloresta, na Quinta dos Álamos, conjuntamente com a Rota Norte.
📍 Zona Industrial, Estr. de Vale Pintos, 2150-267 Golegã


🌾 ROTA DOS CEREAIS – 20 participantes

🕚 11h–13h | Moagem FARINHAS PAULINO HORTA

🌾 Visita guiada com explicação do processo desde a compra dos cereais à venda dos alimentos
📍 Rua Aniceto Costa, Nº 6, Cabeços, 2580-346 Alenquer
🍱 Almoço Partilhado — traga o seu para a mesa comum, nos armazéns das Farinhas Paulino Horta logo depois da visita.

🕒 15h–17h | Quinta de JOÃO VIEIRA

🌱 Visita guiada à quinta com abordagem e explicação dos processos de recuperação e preservação das sementes crioulas, em especial o trigo barbela, para produção.
📍 Aldeia da Póvoa, Cadaval


🐑 OFICINA DE PASTOREIO DIRIGIDO – 20 participantes

🕘 9h–11h | CASA MENDES GONÇALVES

🐄 Aprendizagem prática sobre construção de parques de pastoreio e movimentação de animais, condução de bovinos em área de pastoreio em campo aberto, e ovinos e frangos num setor de agrofloresta de sucessão.

📍 Zona Industrial, Estr. de Vale Pintos, 2150-267 Golegã
🍽️ Opção de reserva de almoço no momento da inscrição


📬 Todos os detalhes logísticos foram enviados mais perto da data.

Descrição das quintas

A Landscape Farm é uma quinta que produz e transforma em modo biológico, com preocupação de manter e valorizar a identidade da paisagem do “Bairro Ribatejano”. Tem abordagens integradas de várias “escolas”, nomeadamente permacultura, sintrópica, regenerativa e biológica, no sentido de aumentar a qualidade, resiliência e adaptação do sistema rural. Pauta-se por uma enorme interação entre atividades, espaços, recursos e produtos e tenta demonstrar se é viável a sustentabilidade simultânea e em evolução contínua, de um ponto de vista ecológico, social e económico.

 

Vivid Farms nasce da indústria alimentar, do compromisso da Vivid Foods com a qualidade, a saúde e a consciência ambiental. Entendemos que, para gerar verdadeiro impacto no sistema alimentar, precisávamos começar no solo. Criámos uma quinta onde produzimos alimentos com densidade e integridade nutricional, sem químicos, e que respeitam os ciclos da natureza. A nossa missão é regenerar os solos e o sistema alimentar, e fazer crescer o movimento ao formar agricultores com práticas conscientes, acessíveis e saudáveis. Queremos mostrar que é possível produzir melhores alimentos com menos custos, e consequentemente melhorar a saúde humana, dos animais e do planeta. A Vivid Farms é um espaço de aprendizagem e transformação, para todos os interessados, desde empresas, agricultores, decisores, médicos, chefs, artistas, consumidores, … Procuramos constantemente trazer especialistas de renome mundial e organizar formações, eventos e cursos, que ligam ciência de ponta à prática.  Na Vivid Farms, acreditamos que a saúde do solo é a base da saúde das pessoas e do planeta. Cada escolha alimentar é um voto pelo futuro que queremos. E nós escolhemos regenerar. #SeedingTheFuture

 

Hortas da Rainha é um projeto de agricultura biológica e regenerativa em Torres Novas, que promove a saúde do solo, a biodiversidade e a produção de alimentos de qualidade. Cultiva hortícolas, azeite, vinho e ovos, unindo a comunidade em torno do cuidado com a terra e o ecossistema. 

 

O Horto do Amor nasceu em 2020, em plena pandemia. Hoje é gerido por Ivan Sellers e Ceres Hartrmann. Em 2018, Ivan tinha tido uma visão de trabalhar a terra e reorientou a sua vida para o fazer num terreno abandonado de 2000 m2 nos arredores de Tomar. A área dedicada aos legumes, frutas e frutos secos é de cerca de 700m2. A principal influência na conceção e implementação da horta foi a agricultura sintrópica. Ivan teve o primeiro contacto com ela no Uruguai em 2015 e depois fez vários cursos com Ernst Goetsch e outros até que alguém lhe deu o bom conselho de parar de se concentrar em cursos e começar a sua própria experiência na gestão de uma quinta. Ele brincou durante 5 anos aprendendo e cometendo erros até que finalmente entendeu o suficiente sobre as principais plantas desta região e os princípios da sintropica para começar a planear as linhas sintrópicas por si mesmo. Ceres juntou-se como voluntária e guardiã desta propriedade em 2024. Este ano mudámos totalmente para um sistema sintrópico, por isso, se quiser ver como é isto numa pequena parcela no meio do Ribatejo, junte-se a nós. Estamos a receber voluntários desde 2022. Produzimos para alimentar a nossa mesa e damos os excedentes a amigos e a pessoas carenciadas.

 

Na Casa Mendes Gonçalves, o projeto Vila Feliz Cidade nasce em 2019 da vontade, visão e inquietude desta Casa em cumprir o seu propósito: “Ser uma referência na alimentação do futuro, com rentabilidade e exigência, tendo impacto positivo nas pessoas, sociedade e ambiente.” É um projeto de cariz social e ambiental que pretende fixar a escola como estrutura nuclear e central, de forma a chegar a crianças e adultos, integrando-os num contexto ambiental e agrícola.  A vertente agrícola do projeto baseia-se num sistema holístico de princípios e práticas regenerativas com o objetivo de criar um ecossistema saudável, aumentando a fertilidade dos solos e a biodiversidade dos espaços, restaurando cursos de água e contribuindo positivamente para o combate às alterações climáticas através do sequestro e fixação de carbono nos solos. As práticas agrícolas correspondem à conjugação de vários sistemas, tais como, um sistema de cultivo agroflorestal, cujos princípios se baseiam na replicação dos processos biológicos de vida observados na natureza e a dinâmica natural dos ecossistemas. Neste modelo as árvores (florestais e frutíferas), arbustos, culturas de cobertura e hortícolas são cultivados em consórcios, de forma estratificada de acordo com as suas necessidades em radiação solar, rentabilizando ao máximo a área do terreno e tendo em consideração a ocupação espacial e o ciclo temporal dos consórcios, assim como a sucessão ecológica das espécies de plantas presentes.   O projeto também tem como foco a conservação de raças autóctones de bovinos, ovinos e galinhas, tendo como base a integração animal na produção agrícola, visando sempre o melhoramento do solo e biodiversidade do sistema.

 

Situada em Alenquer, a Farinhas Paulino Horta é uma empresa familiar com quatro gerações de experiência na produção de farinhas. Utiliza métodos tradicionais de moagem em mós de pedra e cereais cuidadosamente selecionados, garantindo um produto final de qualidade consistente. O processo é lento e respeita as características naturais do grão — preservando o sabor, a textura e o valor nutricional. Com base no conhecimento passado de geração em geração, esta é uma produção local que combina tradição com práticas agrícolas responsáveis.

 

João Vieira dedica-se a recuperar e preservar sementes crioulas, num tempo em que a agricultura industrial ameaça a diversidade das culturas alimentares. O seu projeto agroecológico, localizado na aldeia da Póvoa do Cadaval é um exemplo vivo de resistência e cuidado com a terra. Em cerca de dois hectares de terreno herdado da sua família, cultiva variedades tradicionais de trigo – como o barbela, massaruco, angelino, preto-amarelo e raspe-negro – e uma variedade de grão-de-bico negro. Integrado num grupo informal de agricultores e entusiastas, o projeto promove o intercâmbio de sementes, saberes e práticas sustentáveis. Mais do que um cultivo, a sua prática é um ato de resistência ecológica e cultural, que devolve às comunidades o poder sobre os seus alimentos e o seu futuro.